TOP 10 - OS LAGOS MAIS PERIGOSOS DO MUNDO

Não se deixam enganar pela sua beleza fascinante, os lagos mais perigosos na Terra na verdade, podem esconder uma morte silenciosa em suas profundezas. Leia o texto abaixo e saiba mais.

1. Karachay Lake
Top 10 killer lakes on earth
Depois de ser usado como um local de despejo de lixo radioativo por décadas, Lago Karachay, localizado nas montanhas do sul Urais na Rússia ocidental, tornou-se um dos locais mais poluído do mundo. Passar cinco minutos perto do lago é o suficiente para receber uma dose mortal de radioatividade, passando uma hora provavelmente irá matá-lo dentro das próximas horas. Em 1968, em condições de seca, o vento levou a poeira radioativa  para longe da área seca do lago, irradiando meio milhão de pessoas. A radiação foi comparável ao efeito da bomba atómica de Hiroshima. Outras 7.000 pessoas que viviam na área foram realocados.
2. Lake Rakshastal
Top 10 killer lakes on earth
O lago Rakshastal (à esquerda na foto acima) é um lago de água salgada localizado no Tibete, e que fica perto a oeste do lago Manasarovar. Chamado "lago do demônio",O lago Rakshastal não produz  peixe e por isso os moradores consideram o lago venenoso. Ele é considerado a casa do demônio de dez cabeças, rei de Lanka no mito hindu. O lago Manasarovar, moldada como o sol, é considerado como 'brilho' no budismo, enquanto o Lago Rakshastal, em forma de crescente, representa a "escuridão". No entanto, apesar de sua notoriedade, o lago tem nada menos beleza do que outros lagos do Tibete.
3. Boiling lake
Top 10 killer lakes on earth
Top 10 killer lakes on earth
Lago de ebulição em Dominica é realmente uma fumarola inundada (a fenda através da qual os gases de escape de lava derretida passam),foi enchido com água borbulhante superaquecida e que está envolto em uma nuvem de vapor. Boiling Lake é o segundo maior lago de água quente na Terra com a temperatura da água de 82-91,5 graus Celsius (180-197 Fahrenheit) medido apenas nas bordas, não se pode tomar, porque não só seria desconfortável para nadar, como também iria matá-lo. Até agora, os cientistas não mediram a temperatura no centro do lago onde a água realmente ferve mais.
4. Lake Monoun
Top 10 killer lakes on earth
O lago Monoun, que fica no Campo de Oku Vulcânica dos Camarões, é o primeiro dos três únicos casos conhecidos de um lago derrubar. Em 1984, o lago explodiu em uma erupção límnicos e lançou uma nuvem de gás letal dióxido de carbono que matou 37 pessoas. Um caminhão que transportava doze pessoas estava no caminho do gás e quando o motor de repente parou de funcionar, as pessoas saíram do caminhão para ver o que estava errado e foram todos mortos. Apenas sobreviveram neste acidente duas pessoas que viajam no topo do camião como eram acima do gás e ainda poderia respirar. Dois anos mais tarde, um evento semelhante ocorreu em Lake Nyos, cerca de 100 km de distância.
5. Lake Kivu, Rwanda
Top 10 killer lakes on earth
Situado na fronteira de Ruanda e da República Democrática do Congo, Lago Kivu é uma dos três  lagos que explodiu e que está em sério risco de capotagem. O lago é considerado mortal porque há enormes quantidades de gases perigosos dissolvidos nas camadas abaixo de sua superfície - dióxido de carbono (que foi originado a partir da rocha vulcânica) e metano (cerca de 55 bilhões de metros cúbicos do mesmo), produzida por bactérias no lago. Se a atividade vulcânica provocase uma explosão de metano ou a liberação de dióxido de carbono sufocante, isso poderia causar um desastre de proporções monstruosas, uma vez que cerca de dois milhões de pessoas vivem na bacia do Lago Kivu do.
6. Mount Rainier Crater Lake, Washington
Top 10 killer lakes on earth
Cratera Mount Rainier do lago, o maior lago da cratera na América do Norte, encontra-se debaixo do gelo na cratera oeste e só pode ser alcançado seguindo uma rede de cavernas de gelo nas crateras. A água do lago da cratera cria ácido sulfúrico (dióxido de enxofre combinado com a água) que está comendo na rocha vulcânica do Monte Rainier. Rochas vulcânicas de outros locais são fortes, mas em partes desta montanha podem facilmente desfazer em suas mãos. Se a rocha entrar em colapso em qualquer área, ela poderia causar uma suspensão de rocha, lama e gelo, ou o chamado "lahars", que pode ser mortal devido à sua energia e velocidade, causando uma destruição catastrófica em seu caminho. O colapso da rocha violaria também o lago da cratera, libertando toneladas de água dentro dela. O lago Mount Rainier e da cratera são considerados uma ameaça séria para as pessoas em Seattle, que fica a apenas 87 km de distância da montanha.
7. Mono Lake, California, USA
Top 10 killer lakes on earth
Mono Lake, localizado no Condado de Mono, na Califórnia, é um antigo lago, soro fisiológico, que suporta um ecossistema único e produtivo. Não há peixes no lago - é a casa de trilhões de camarão de água salgada e moscas alcalinos. Até a década de 1940, este lago deslumbrante era saudável e forte, mas durante o período de 1941-1990, Los Angeles desviava quantidades excessivas de água dos córregos da Bacia Mono, a fim de fornecer as necessidades de água para a cidade crescer. Como conseqüência, Mono Lake caiu, perdeu metade do seu volume, o dobro da salinidade, e tornou-se um lago envenenado alcalina contendo carbonatos, cloretos e sulfatos. O comitê do lago Mono obrigou Los Angeles a restaurar o nível do lago, mas estima-se que levará cerca de 20 anos para restaurar a saúde.
8. Horseshoe Lake, California, USA
  Top 10 killer lakes on earth
Lago Horseshoe, situado perto da cidade de Mammoth Lakes, que é construído em cima de um vulcão ativo, é considerado um assassino silencioso. Cerca de 20 anos atrás, as árvores perto do lago de repente começaram a murchar e a morrer. No começo, o cientista acredita que árvores tinha algum tipo de doença, mas mais tarde eles descobriram que as árvores estavam ficando assim devido ao gás dióxido de carbono, que escoa através do solo a partir de câmaras de resfriamento de magma. Em 2006, três pessoas foram mortas por dióxido de carbono em uma caverna perto do Lago Horseshoe, onde se abrigaram.
9. Yellowstone, USA
Top 10 killer lakes on earth
Pesquisando o fascinante Yellowstone Lake no Parque Nacional de Yellowstone, localizado na região vulcânica ativa, os cientistas descobriram uma nova forma que os lagos de crateras podem matar. Quando eles mapearam o chão de Yellowstone Lake, eles descobriram uma cúpula (diz-se que tem o tamanho de sete campos de futebol) na parte inferior do lago. A cúpula é causada por água aquecida sob o leito do lago, que quando se expande, se acumula e cria pressão da cúpula. Os cientistas temem que existe um perigo real de que é conhecido como "explosões hidrotermais." Essas explosões ocorrem quando a água que alimenta os gêiseres de Yellowstone é explosivamente expulsa apelo vapor, quebrando pedras e jogando-as no ar. Na história do Yellowstone poucas grandes explosões ocorreram.
10. Lake Nyos, Cameroon
Top 10 killer lakes on earth
Como eu já disse, existem apenas três lagos explodindo na Terra e o lago Nyos em Camarões é um deles. A bolsa de magma que se encontra abaixo do lago de dióxido de carbono, vazamentos na água, transformando-a em ácido carbônico. Em 1986, dois anos depois do Lago Monun ter explodido em uma erupção límnicos, Lago Nyos, possivelmente provocado por um deslizamento de terra, de repente emitiu uma enorme nuvem de dióxido de carbono, que matou milhares de pessoas e animais na área e cidades próximas e aldeias. Este foi o primeiro conhecido asfixia em grande escala causada por um acontecimento natural. Hoje, o lago ainda representa uma ameaça, pois sua parede natural é fraca.

Share on Google Plus

About Rui Medeiros

Curiosos no Mundo é um blogue que aborda vários assuntos, como Fotografia,Tecnologia,Bizarro,Cinema,Auto,Moda etc, aqui pode encontrar muitas curiosidades.
    Blogger Comment
    Facebook Comment