TYPHOON O MAIOR SUBMARINO DO MUNDO

Typhoon é uma classe de submarinos da União Soviética e posteriormente da Rússia e é o maior submarino mundo, já construído, tem 175 metros de comprimento e o seu peso médio é de de 48 mil tonelada.
Typhoon  é o nome que foi dado pela NATO a uma classe de submarinos portadores de mísseis balísticos com ogivas nucleares (SSBN) da Marinha Soviética nos anos 80.
O nome provem de um discurso de Leonid Brezhnev em 1974, em que utilizou a palavra "typhoon" (тайфун) para descrever uma nova classe de SSBN. Na União Soviética, era designado por Projecto 941 ou classe Akula ("tubarão" em Russo).
O submarino número TK-208 foi a embarcação principal da União Soviética da terceira geração do Projeto 941. Ele foi iniciado no Estaleiro Severodvinsk em 3 de março de 1977 e lançado em 23 de setembro de 1980.




Em 1990, o submarino entrou na doca seca em Severodvinsk para atualizações e reparos. Devido a problemas econômicos e tecnológicos, a conclusão foi severamente adiada. Em 2000,e o trabalho sobre ele foi intensificado. Em junho de 2002, agora servindo a Marinha russa, o TK-208 finalmente deixou a doca seca Severodvinsk. Após 12 anos de reforma e modificações.
As vinte tubos de lançamento para os mísseis R-39 que originalmente tinham sido realizados foram substituídos para os mais avançados mísseis balísticos lançados por submarinos até agora, o RSM-56 Bulava.
O primeiro lançamento de um míssil Bulava em um submarino da classe typhoon foi realizado pelo Dmitry Donskoy em 27 de setembro de 2005. O navio foi à tona e disparou o míssil a partir de um ponto no Mar Branco.
Em 21 de dezembro de 2005,  foi testado novo míssil subaquático pelo submarino, e com sucesso atingiu um alvo na Faixa de Teste Kura na Península de Kamchatka.

Quem não se lembra de ver o filme ( Caça ao Outubro Verlho ) em que um submarino typhoon modificado foge para os EUA já nos últimos anos da guerra fria.
O submarimo ficou famoso por causa deste filme.






A Rússia deverá manter os submarinos nucleares da classe Typhoon (projeto 941) até 2019.
Os submarinos da classe Typhoon entraram ao serviço da Marinha Soviética nos anos 80.

Dos seis submarinos da classe, apenas o primeiro submarino da série, o RFS Dmitri Donskoi (TK-208) permanece em atividade na Marinha Russa.

Share on Google Plus

About Rui Medeiros

Curiosos no Mundo é um blogue que aborda vários assuntos, como Fotografia,Tecnologia,Bizarro,Cinema,Auto,Moda etc, aqui pode encontrar muitas curiosidades.
    Blogger Comment
    Facebook Comment