A FOME EM ÁFRICA

Umas das maiores causas de mortalidade infantil em África é a falta de alimentação, o que quer dizer que simplesmente as pessoas morrem literalmente á fome, o que é muito triste!
Deixa aqui algumas imagens chocantes do que se passa em África actualmente, e espero que estas imagens sirvam de exemplo aos países mais ricos para ajudarem mais estas pessoas.

fome áfrica motivos
Há no mundo diversas regiões atingidas pela fome que mata milhares de pessoas todos os anos. Entre os principais focos figuram o Haiti, a Indochina, a Índia, Bangladesh e o Nordeste brasileiro. Em nenhum outro lugar, porém, o problema é tão disseminado quanto na África. Pelo menos trinta países africanos são duramente atingidos pela fome, sobretudo aqueles localizados em torno do deserto do Saara. Por isso, não raro a fome no continente africano é associada à aridez do clima e à irregularidade das chuvas. As adversidades climáticas, entretanto, somente ampliam a miséria de milhares de africanos, que vivem abaixo das condições mínimas de sobrevivência. Outros contribuem para compor esse quadro.
 
Para entender as causas da fome na África é preciso remontar à época da colonização, quando foi introduzido o sistema de plantation para produzir gêneros destinados à exportação, diminuindo a área de cultivos de subsistência (milho, sorgo, mandioca, etc.). Há muitos países africanos que exportam, por valores flutuantes, matérias-primas para os países desenvolvidos e que importam, a preços cada vez mais altos, alimentos para suas populações famintas.

Com a agricultura extensiva, matas são derrubadas e em seus limites o deserto avança. A necessidade de produzir para exportação impede que se pratique o sistema de descanso da terra, que se esgota rapidamente e nem mesmo o uso de fertilizantes consegue recuperar. Assim, de maneira geral, a produção agrícola tem diminuído na maioria dos países africanos. A introdução da pecuária extensiva, em detrimento da pecuária nômade, tradicionalmente praticada no continente, também causa danos às paisagens africanas, pois os rebanhos acabam com as já reduzidas pastagens, sendo atingidos pela fome, da mesma forma que a população.
Outro problema é o descompasso existente entre o enorme crescimento populacional e o reduzido crescimento, ou mesmo estagnação, da agropecuária. Apesar das elevadas taxas de mortalidade infantil e geral, da ineficácia dos serviços de saúde e das inúmeras doenças, a população africana cresce em níveis muito altos. A todos esses problemas é preciso acrescentar outro, ainda mais marcante: as guerras. A colonização da África impõs divisões políticas que nunca coincidiram com as divisões tribais e, atualmente, guerras entre tribos agravam ainda mais a fome e a mortalidade no continente.
Quando o problema torna-se agudo demais, é comum organizarem-se campanhas nos países mais ricos. Essas campanhas, no entanto, conseguem apenas atenuar o problema, pois atacam as suas conseqüências e não as suas causas. Além disso, nem todos os recursos provenientes dessas campanhas chegam a seu destino, pois a rede de transportes e demais serviços de infraestrutura extremamente precários fazem com que parte dos alimentos enviados não alcance as populações mais isoladas.
Só na Somália por causa da seca já morreram 29 mil crianças


Em 2011 morreram 500 mil pessoas em África por causa da fome
Como é possível uns terem tanto e outros não terem nada
 
É verdade quantas vezes vamos a um restaurante e escolhemos um prato para comer e reclamamos que a comida não estava muito boa!, pois é ás vezes nós nos queixamos por muito pouca coisa, porque enquanto nós podemos escolher e outros nem uma migalha de pão tem para comerem.
Eu penso que altura não podia ser melhor para partilhar estas imagens, porque estamos chegando ao natal, e eu penso que é a melhor altura no ano em que as pessoas estão mais sensabilizadas para se ajudarem umas ás outras.
 
PS.Por favor não fique indiferente e partilhe esta mensagem

Share on Google Plus

About Rui Medeiros

Curiosos no Mundo é um blogue que aborda vários assuntos, como Fotografia,Tecnologia,Bizarro,Cinema,Auto,Moda etc, aqui pode encontrar muitas curiosidades.
    Blogger Comment
    Facebook Comment