YUNGAS ROAD - A ESTRADA MAIS PERIGOSA DO MUNDO

Devido às condições de condução extremas, a estrada de Yunga na Bolivia ficou mundialmente conhecida como a estrada da morte '' Death Road '', e é uma das estradas mais perigosas do mundo, se não mesmo a mais perigoda de todas.


A estrada liga a capital boliviana de La Paz com a região de baixa altitude de Yungas na floresta amazônica. Para fazer este caminho é necessário atravessar a cadeia montanhosa oriental. A partir de La Paz, capital mais alta do mundo, com 3.660 metros de altitude, estrada Yungas primeiro sobe para 4.650 metros com a La Cumbre Pass, e, em seguida, faz uma descida íngreme até a cidade de Coroico, a uma altitude de apenas 1.200 metros. Essa queda de mais de 3.650 metros é um dos trechos mais longos da estrada em declive contínuo do mundo. Segundo algumas estimativas, entre 200 e 300 pessoas morrem por ano na estrada.


A estrada foi construída em 1930 por prisioneiros paraguaios durante a Guerra do Chaco. Um dos lados da estrada é de rocha sólida e do outro lado é um enorme abismo de 600 metros. A maior parte da estrada é de apenas 3,5 metros de largura, e em algumas seções são de terra batida, sem grades de proteção. Os ventos quentes e húmidos da Amazônia batem em cima das encostas orientais dos Andes trazendo fortes chuvas e nevoeiro que encharcam a estrada já perigosa. Existem inúmeros deslizamentos de terra e pedras que caem e pequenas cachoeiras que podem ser encontradas na estrada devido ás fortes chuvas.


Para piorar a situação, é provável verem grupos de ciclistas ao longo desta estrada. A estrtada criou Fama pela Internet, transformando esta estrada em um destino para os amantes de esportes radicais, principalmente downhill. Vários operadores turísticos costumam organizar essas viagens. Pelo menos 13 pilotos já morreram em vários acidentes nos últimos 10 anos.


O governo da Bolívia está tentando melhorar a segurança das suas estradas, mas a construção deste terreno extremo é muito caro e muito lento. A seção mais ao norte da estrada original já foi substituída por uma rota alternativa com uma moderna e muito mais segura auto-estrada de duas pistas.






Share on Google Plus

About Rui Medeiros

Curiosos no Mundo é um blogue que aborda vários assuntos, como Fotografia,Tecnologia,Bizarro,Cinema,Auto,Moda etc, aqui pode encontrar muitas curiosidades.
    Blogger Comment
    Facebook Comment