A Tribo Tsaatan são os últimos pastores de renas no mundo


O povo Tsaatan são uma pequena comunidade turca de pastores de renas que vivem no norte do Khovsgol Aimag da Mongólia. O nome Tsaatan, que significa "aqueles que têm renas" na língua mongol, foram originalmente pastores de renas tuvinian. A sua cultura é completamente diferente de qualquer outra no mundo.

A tribo Tsaatan na Mongólia são os últimos pastores de renas que sobreviveram durante milhares de anos e que habitam a mais remota zona subárctica, movendo-se entre 5 e 10 vezes por ano. Actualmente, apenas 44 famílias permanecem dando continuidade a esta tradição nómada, a sua existência está ameaçada pelo número cada vez menor das suas renas domesticadas.

Os Tsaatan contam com as suas renas domesticadas para a maioria, se não todas, das suas necessidades básicas, como o leite que é usado para fazer queijo e iogurte; os chifres das renas, que eles usam para fazer ferramentas, as peles para fazerem as suas roupas e em primeiro lugar, o transporte do seu dia à dia, muito raramente eles comem a carne de rena.

Sem as renas este povo certamente já não existiria, pois sem elas iria ser muito difícil sobreviver nesta zona remota da Mongólia.





































Share on Google Plus

About Rui Medeiros

Curiosos no Mundo é um blogue que aborda vários assuntos, como Fotografia,Tecnologia,Bizarro,Cinema,Auto,Moda etc, aqui pode encontrar muitas curiosidades.
    Blogger Comment
    Facebook Comment