AS MASCARAS MAIS FAMOSAS E MARCANTES DO CINEMA


No cinema as personagens que usam máscaras costumam a despertar um certo fascínio aos espectadores que estão a ver o filme, seja filmes de super-heróis, de terror ou de acção, as máscaras exercem um poder maior à personagem do filme.
Nós Curiosos no Mundo  fizemos uma pequena selecção de máscaras que achamos ser as mais famosas e mais marcantes do cinema.

Esperamos que goste da nossa selecção.

Silencio dos Inocentes


O Silêncio dos Inocentes (no original, The Silence of the Lambs), é um filme americano lançado em 1991. Foi dirigido por Jonathan Demme e estrelado por Jodie Foster, Anthony Hopkins, Ted Levine e Scott Glenn. É baseado no romance homônimo de 1988 por Thomas Harris, o segundo a apresentar Hannibal Lecter, um psicopata assassino em série, que realizava canibalismo com suas vitimas. No filme, Clarice Starling, uma jovem estagiária do FBI, procura ajuda do prisioneiro Dr. Lecter para prender outro serial killer, conhecido apenas como "Buffalo Bill".

V de Vingança


V de Vingança (no original, V for Vendetta) é um filme de ação e um thriller de 2005, dirigido por James McTeigue e produzido por Joel Silver e pelos irmãos Wachowski, que também escreveram o roteiro. É uma adaptação da série de quadrinhos de mesmo nome de Alan Moore e David Lloyd, publicada pela DC Comics sob a sua marca Vertigo.

Situado em Londres, em uma sociedade distópica num futuro próximo, Natalie Portman estrela como Evey, uma garota da classe trabalhadora que deve determinar se o seu herói se tornou a grande ameaça a que está lutando contra. Hugo Weaving interpreta V, um carismático defensor da liberdade disposto a se vingar daqueles que o desfiguraram. Stephen Rea vive um detective que inicia uma busca desesperada para capturar V antes que ele inicie uma revolução.

Pânico


Scream é uma série de filmes americana de suspense e terror criada por Kevin Williamson e Wes Craven. A série é composta por quatro filmes e estrelada por Neve Campbell, Courteney Cox e David Arquette, ela arrecadou mais de 600 milhões de dólares em bilheteiras do mundo todo. O primeiro filme foi lançado em 20 de Dezembro de 1996, seguido pelo segundo filme em 12 de Dezembro de 1997 e pelo terceiro filme em 4 de Fevereiro de 2000. O quarto filme foi lançado onze anos depois, em 15 de Abril de 2011.

Os filmes seguem a personagem Sidney Prescott (Neve Campbell), uma jovem que se torna vítima de uma sucessão de assassinos que adotam o disfarce de Ghostface para perseguir e atormentar suas vítimas. Em todos o filmes Sidney recebe apoio da repórter Gale Weathers (Courteney Cox) e do vice-xerife Dewey Riley (David Arquette), além do filmes-geek Randy Meeks (Jamie Kennedy; até o terceiro filme). A adaptação para a televisão da série de filmes foi lançada pela MTV em 30 de junho de 2015.

Predador



O Predador (no original em inglês: Predator) é um filme norte-americano de suspense, ficção científica e terror de 1987 venceu o prémio de melhor musica.

Foi feito com 18 milhões de dólares e rendeu 60 milhões só nos Estados Unidos. Também levou à continuação Predator 2 (Predador 2) e a um crossover com a serie de filmes Alien chamado Alien vs. Predador.

Um pelotão do exército americano (boinas verdes), liderado pelo Major "Dutch" (Arnold Schwarzenegger), é enviado em missão na América Central, para resgatar uns soldados e um ministro da Guatemala de guerrilheiros.


A missão é realizada prontamente, mas descobre-se que os prisioneiros já estavam mortos e eram, na verdade, agentes da CIA (a história do ministro fora inventada pelos superiores). Então uma estranha criatura invisível começa a caçar e matar cada um do pelotão.

Jason Voorhees  Sexta Feira 13


Jason Voorhees (24 de Março de 1975) é um personagem fictício da série Sexta-Feira 13 (Friday the 13th). Apareceu pela primeira vez no filme Friday the 13th (1980) como o filho mais novo de Mrs. Voorhees, uma cozinheira de um campo de férias que se tinha tornado assassina. Em Friday the 13th, Jason é interpretado por Ari Lehman. Criado por Victor Miller, com contribuições de Ron Kurz, Sean S. Cunningham e Tom Savini, originalmente, não era intenção fazer de Jason o principal antagonista da série. O personagem tem vindo desde então a ser representado noutros média incluindo livros, banda desenhada, videojogos e num filme crossover, em que é protagonista com outro personagem icônico do cinema de terror, Freddy Krueger.

Michael Myers Halloween


Michael Myers é um personagem fictício da série de filmes slasher Halloween. Aparece pela primeira vez em 1978 no filme Halloween, realizado por John Carpenter, onde é retratado como uma criança de seis anos que assassina a sua irmã mais velha na noite de Halloween e que depois de ficar institucionalizado num hospital psiquiátrico durante quinze anos, escapa e regressa a casa para matar mais adolescentes.

Darth Vader - Guerra das Estrelas


Darth Vader, nascido Anakin Skywalker, é o protagonista e antagonista da série de filmes Star Wars (Guerra nas Estrelas), tendo participado de seis episódios (A Ameaça Fantasma, Ataque dos Clones, A Vingança dos Sith, Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca, O Retorno do Jedi). Suas principais características são a armadura negra e a ruidosa respiração mecânica. É constantemente citado na cultura pop como um dos personagens mais icónicos de todos os tempos. É um dos poucos personagens da saga que esteve presente e teve ao menos uma menção em todos os 7 episódios lançados até hoje.

Capitão América


Capitão América (Captain America, em inglês), é o alter ego de Steven "Steve" Rogers, um personagem, cujas histórias em quadrinhos são publicadas pela editora estadunidense Marvel Comics. Foi criado por Joe Simon e Jack Kirby, apareceu pela primeira vez em Captain America Comics #1 (Dezembro de 1940)

Criado por Joen Sickson e Jackson Kiberin, em 1941, a primeira aparição do personagem ocorreu na revista em quadrinhos Captain Americana Comics #1, da Timely Comics.

Nascido em 4 de Setembro de 1918 Steven Rogers, era um rapaz com problemas de saúde, que deseja de qualquer forma participar dos esforços estadunidenses para vencer a Segunda Guerra Mundial. Ao ter seu alistamento recusado por sua saúde debilitada, ele deixa claro estar disposto a fazer qualquer coisa para ajudar na guerra. Esse "qualquer coisa" é tão literal que ele se torna parte de um experimento para a criação de soldados superficial a alguém: o "projeto supersoldado", que consistia em um soro especial e a radiação de raios gerando um crescimento físico geral, tornando um ser debilitado como Steve Rogers em um superatleta musculoso, forte, veloz e ágil. Contudo, como na equipe do projeto havia um agente duplo a serviço de Mussolini , o cientista que criou o "soro do supersoldado" é morto por esse agente. Como não havia registro escrito da fórmula, essa se perdeu junto com a vida do cientista e Steve Rogers acaba se tornando o único daquilo que deveria ser um exército de super soldados.

Homem Aranha


Homem-Aranha (Spider-Man no original em inglês) é um personagem fictício, um super-herói que aparece nos livros de banda desenhada americanos publicados pela Marvel Comics, existindo no seu universo partilhado. O Homem-Aranha foi criado pelo editor/escritor Stan Lee e pelo escritor/artista Steve Ditko, e a sua primeira aparição foi no livro de antologia Amazing Fantasy #15 (Agosto de 1962), durante a Era de Prata da banda desenhada. Lee e Ditko conceberam o personagem como um órfão, que foi educado e criado pela sua Tia May e o seu Tio Ben, e enquanto adolescente, ter que lidar com as lutas diárias normais da sua idade, em adição aquelas que tem como combatente do crime mascarado. Para combater os seus inimigos, os criadores deram-lhe super força e agilidade, a habilidade de conseguir trepar na maior parte das superfícies, a possibilidade de disparar teias de aranha através de mecanismos montados nos pulsos (inventados por ele próprio, a que ele chama "disparadores de teia" - "web-shooters") e consegue reagir precognitivamente ao perigo com o seu “sentido-aranha” ("spider-sense"). A maior parte dos seus poderes foi adquirida depois de ter sido mordido por uma aranha comum radioactiva.

Batman


Batman é um super-herói fictício da banda desenhada americana publicada pela DC Comics. Foi criado pelo escritor Bill Finger e pelo artista Bob Kane, e apareceu pela primeira vez na revista Detective Comics #27 (Maio de 1939). Originalmente com o nome "o Bat-Man", o personagem também é conhecido por vários epítetos como "o Cruzado de Capa" (the Caped Crusader), "o Cavaleiro das Trevas" (the Dark Knight), e "o Maior Detective do Mundo" (the World's Greatest Detective).

A identidade secreta de Batman é Bruce Wayne, um bilionário americano, playboy, magnata de negócios, filantropo e dono da corporação Wayne Enterprises. Depois de testemunhar o assassinato dos seus pais enquanto criança, Wayne jurou vingança contra os criminosos, um juramento moderado por um sentido de justiça. Wayne treina-se então a si próprio, tanto física como intelectualmente, e cria uma persona inspirada no morcego para combater o crime: Batman. Batman opera na cidade fictícia de Gotham City, e é ajudado por outros personagens incluindo o seu mordomo Alfred Pennyworth, o comissário da policia Jim Gordon, e outros aliados vigilantes como Robin. Ao contrário da maior parte dos super-heróis, Batman não tem super poderes; faz uso do seu intelecto de génio, da sua perícia em artes marciais, da sua destreza física, das habilidades de detective, da ciência e da tecnologia, da sua riqueza, da sua provocação ao medo e intimidação, e uma vontade indomável na sua guerra contínua contra o crime. Uma grande variedade de vilões compõem a galeria de inimigos do Batman, incluindo seu arqui-inimigo Joker.

Homem de Ferro


Homem de Ferro (Iron Man, em inglês) é um personagem de HQ da Marvel Comics. Sua identidade verdadeira é a do empresário Tony Stark, que usa armaduras eléctricas altamente equipadas no combate ao crime. Foi criado em 1963 pelo escritor Stan Lee, o roteirista Larry Lieber, e os desenhistas Jack Kirby e Don Heck. A primeira publicação foi em Tales of Suspense #39 (história publicada pela primeira vez no Brasil em Heróis da TV #100). Desde então se tornou um dos personagens mais proeminentes da Marvel, como membro dos Vingadores e adaptações para desenho animado e cinema (no qual foi interpretado por Robert Downey, Jr.)

Tony Stark, o Homem de Ferro, é um cientista e empresário genial, bilionário, playboy e filantropo. Entra no MIT com 15 anos para a graduação em Engenharia eléctrica e com 19 anos recebe o título de Doutorado em Física. Nunca faltou dinheiro para seu projetos, pois herdou a fortuna e os empreendimentos de seu pai aos 21 anos, quando este faleceu.

Dada a sua juventude, criou para si um estilo playboy bilionário. Essas características foram inspiradas no milionário americano da vida real, Howard Hughes.

Na versão original, durante a guerra do Vietnã, o inventor e empresário Tony Stark foi vítima de uma explosão de granada. Stark sobreviveu à explosão mas estilhaços do explosivo se alojaram próximo ao seu coração, ameaçando sua vida. Ele foi capturado e levado até o líder Wong Chu. Restavam apenas alguns dias de vida para o americano, e Wong Chu o forçou a criar uma poderosa arma.Tony não criou uma arma e sim algo que o mantivesse vivo e permitisse derrotar os captores. Preso com ele estava outro génio, o professor Ho Yinsen. Stark revelou seu plano ao professor e Yinsen o ajudou.

Quando os homens de Wong Chu se aproximaram, o velho professor pegou uma metralhadora, mas acabou sendo fuzilado, mas garantiu tempo suficiente para que Stark se recuperasse e se acostumasse a usar a armadura criada.

O Homem de Ferro enfrentou os soldados e os derrotou. Sua armadura resistia aos disparos contra ele. Wong Chu tentou fugir e o Homem de Ferro incendiou o galpão de munições fazendo com que a explosão o matasse. Os prisioneiros foram libertados.

Desde então Stark desenvolveu novas versões de sua armadura e adoptou as cores vermelho e dourado como as padrões da armadura, com algumas pequenas alterações esporádicas como preto, prateado e, mais recentemente, branco.

No começo de suas atuações, e para que ninguém desconfiasse, Stark espalhou o boato de que o Homem de Ferro era seu guarda-costas. Nas aventuras dos anos 70 e 80, era comum heróis, vilões e coadjuvantes do Universo Marvel se referirem ao Homem de Ferro como "o lacaio de armadura". Apenas seu motorista, Harold "Happy" Hogan, e sua secretária, Virginia "Pepper" Potts, sabiam da identidade secreta de Stark.

Ainda na versão original, Tony Stark colaborava com as forças armadas americanas, desenvolvendo armas e máquinas com o objectivo de usá-las na Guerra Fria. Seus inimigos frequentes eram os comunistas (russos, asiáticos ou latino americanos: pessoas que defendiam o comunismo/socialismo). Enfrentavam o Homem de Ferro rivais tecnológicos como o Dínamo Vermelho (ou Escarlate) e o primeiro Homem de Titânio. Ou espiões especiais como a Viúva Negra e o Espião Mestre.
Share on Google Plus

About Rui Medeiros

Curiosos no Mundo é um blogue que aborda vários assuntos, como Fotografia,Tecnologia,Bizarro,Cinema,Auto,Moda etc, aqui pode encontrar muitas curiosidades.
    Blogger Comment
    Facebook Comment